Wednesday, March 10, 2010

Guerra da àgua no Irão e secreta espanhola investiga especulação

Duas notícias publicadas na última edição da TDSNews dão conta da  "Guerra pela àgua no Irão" e "Especulação boslsista sob investigação da secreta espanhola".

VigIE: Irão sob o olhar da IE

A edição número 26, de Fevereiro, da revista VigIE analisa o caso iraniano, numa perspectiva de IE e destaca a guerra das sociedades que gerem os serviços de distribuição de água, bem como um dossier sobre as mulheres na IE.

A revista de informação (elaborada pelos estudantes do Mestrado em Inteligência Económica e Comunicação Estratégica, da Universidade francesa de Poitiers) já tem a publicação deste mês disponível aqui.


Secreta espanhola investiga especulações

O papel de alguns investidores e meios de comunicação nas recentes turbulências nos mercados financeiros está a ser investigado pela secreta espanhola.

Os serviços de intelligence espanhóis estão a investigar “pressões especulativas” que se sentiram sobre Espanha, em consequência da crise que vive a Grécia, revela o jornal El Pais, com base em fontes do Centro Nacional de Inteligência (CNI) espanhol.

“A divisão de Inteligência Económica indaga se os investidores e a agressividade mostrada por alguns meios de comunicação anglo-saxónicos obedece à dinâmica do mercado e aos desafios que enfrenta a economia espanhola, ou se há algo mais por detrás dessa campanha”, diz o jornal.

O ministro do Fomento espanhol, José Blanco, havia já denunciado “manobras algo turvas”, por parte de especuladores financeiros, contra Espanha. “Nada do que está a ocorrer no mundo, incluindo os editoriais de jornais estrangeiros, é casual ou inocente”, alertou.

A alegada fragilidade da economia espanhola e a dúvida da capacidade do país atingir, até 2013, um nível de défice das contas públicas de três por cento do PIB, como prevê o governo de Zapatero, têm alimentado diversos artigos na imprensa estrangeira. Economistas chegaram mesmo a dizer que a situação em Espanha e o défice das contas públicas podem representar uma ameaça ainda maior para o euro do que a situação grega.

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...