VigIE: Irão sob o olhar da IE
A edição número 26, de Fevereiro, da revista VigIE analisa o caso iraniano, numa perspectiva de IE e destaca a guerra das sociedades que gerem os serviços de distribuição de água, bem como um dossier sobre as mulheres na IE.A revista de informação (elaborada pelos estudantes do Mestrado em Inteligência Económica e Comunicação Estratégica, da Universidade francesa de Poitiers) já tem a publicação deste mês disponível aqui.
Secreta espanhola investiga especulações
O papel de alguns investidores e meios de comunicação nas recentes turbulências nos mercados financeiros está a ser investigado pela secreta espanhola.Os serviços de intelligence espanhóis estão a investigar “pressões especulativas” que se sentiram sobre Espanha, em consequência da crise que vive a Grécia, revela o jornal El Pais, com base em fontes do Centro Nacional de Inteligência (CNI) espanhol.
“A divisão de Inteligência Económica indaga se os investidores e a agressividade mostrada por alguns meios de comunicação anglo-saxónicos obedece à dinâmica do mercado e aos desafios que enfrenta a economia espanhola, ou se há algo mais por detrás dessa campanha”, diz o jornal.
O ministro do Fomento espanhol, José Blanco, havia já denunciado “manobras algo turvas”, por parte de especuladores financeiros, contra Espanha. “Nada do que está a ocorrer no mundo, incluindo os editoriais de jornais estrangeiros, é casual ou inocente”, alertou.
A alegada fragilidade da economia espanhola e a dúvida da capacidade do país atingir, até 2013, um nível de défice das contas públicas de três por cento do PIB, como prevê o governo de Zapatero, têm alimentado diversos artigos na imprensa estrangeira. Economistas chegaram mesmo a dizer que a situação em Espanha e o défice das contas públicas podem representar uma ameaça ainda maior para o euro do que a situação grega.
No comments:
Post a Comment