Friday, October 29, 2010

No blog CLARO: Quadro e Técnica de Ataque de uma “Campanha Negra”

Uma vénia ao Claro que publica este interessante post sobre Perceptions Management e o...
Quadro e Técnica de Ataque 
de uma “Campanha Negra”

"É uma ironia da história ser eu o acusado de difamação",diz hoje José Sócrates,  nas notícias. Nota-se, nesta afirmação, indignação e surpresa. Sobre a indignação nada a dizer. É um problema do foro íntimo. Sobre a surpresa, é diferente. Não deveria haver aqui lugar a surpresas. E é grave que um PM e o seu staff se deixem surpreender por factos destes, nos dias de hoje. Isso revela uma ingenuidade e um desconhecimento das novas técnicas de gestão da percepção que um PM não deveria ter e que é inadmissível no seu staff.
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Nas nossas sociedades mediáticas e pós-ideológicas, o ataque ad-hominem, revelou-se a forma de ataque que mais e melhor “paga”… Desenvolveu-se assim todo um quadro de “campanhas negras”, baseado no ataque à pessoa, que oferece, se for servido pelas técnicas adequadas, uma garantia de êxito quase total, pois mesmo que e quando o alvo consiga provar a sua inocência (se alguma vez o conseguir...) já está politicamente destruído e liquidado…
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A coisa tem sido estudada por alguns (poucos) especialistas e as “campanhas negras” não oferecem hoje mistério algum para um expert. (Expert é, aliás, aquele que não só sabe ler e desmontar uma “campanha negra” como sabe também destruí-la e levar os seus promotores a “beber” o seu próprio veneno…). É, por isso, que disse que é grave e não se entende que um PM e seu staff sejam surpreendidos por isto.
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As ilustrações abaixo são retiradas de uma tese de doutoramento feita sob orientação e responsabilidade de um grande expert, o meu amigo Christian Harbulot, da EGE de Paris e dão uma pálida ideia do que pode ser feito... E não convém revelar, nem ensinar, nada mais sobre a matéria.


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