Monday, May 31, 2010

A prática de influência – o lobbying e a acção no campo concorrencial



O lobbying é um caso particular de influência: é uma actividade que consiste em intervenções destinadas a influenciar o processo de elaboração, aplicação ou interpretação de medidas legislativas, normas, regulamentações e, de um modo geral, de todas as intervenções ou decisões do poder político.
As técnicas empregues consistem em fazer chegar informação à pessoa ou instituição que se pretende influenciar, através, por exemplo, de dossiers técnicos.
O lobbying é uma prática de influência sobre uma categoria particular de stakeholders: o poder público, sem que no entanto se excluam como influenciáveis todos os outros stakeholders do campo concorrencial.
No campo concorrencial,  o envio deliberado de sinais influência a um concorrente persuade o mesmo a ajustar o seu posicionamento quer para fins de coordenação, quer de desencorajamento. O objectivo do influente é manter uma assimetria informacional positiva, ganha com a inércia da concorrência. E a influência opera esta exploração da assimetria de um modo discreto e quanto mais indirecta for a sua forma de actuação mais eficaz que se torna, dado que impede o confronto e mantém a legitimidade da empresa.
Apesar de algumas das técnicas não serem nem legais, nem éticas, além de permitirem a separação entre o domínio da Inteligência Competitiva e o domínio do ilícito, permitem também saber o que os competidores podem fazer e, por isso, o seu conhecimento é fundamental a qualquer estratégia de protecção de uma empresa. 

ESTUDO DA NGO

Na tabela em baixo, retirada do estudo, surgem as empresas europeias com maiores investimentos em Lobbying registados na UE e nos EUA. Da comparação, a ter como reais os valores declarados, resulta o menor apetite pela influência das políticas europeias. Mas é necessária uma ressalva para o facto de os registos na UE serem visto pelos autores do estudo como de fraca fiabilidade - a exemplo, estranha-se que apenas 3 das 50 maiores empresas europeias invistam acima de um milhão de euros em lobbying na UE (contra 10 empresas nos EUA), quando é na UE que têm o principal mercado.

 


Lobbying nos EUA 
Fonte: Center for Responsive Politics

Total Lobbying Spending
1998$1,439,497,439$1.44 Billion
1999$1,436,671,347$1.44 Billion
2000$1,559,441,252$1.56 Billion
2001$1,639,631,358$1.64 Billion
2002$1,817,507,362$1.82 Billion
2003$2,039,422,243$2.04 Billion
2004$2,168,278,658$2.17 Billion
2005$2,431,754,082$2.43 Billion
2006$2,617,770,164$2.62 Billion
2007$2,852,223,915$2.85 Billion
2008$3,297,771,069$3.30 Billion
2009$3,489,938,217$3.49 Billion
2010$923,701,536$0.92 Billion
Number of Lobbyists*
1998$10,40310,403
1999$12,94412,944
2000$12,48412,484
2001$11,76711,767
2002$12,07212,072
2003$12,87712,877
2004$13,10513,105
2005$14,00114,001
2006$14,45114,451
2007$14,79814,798
2008$14,24514,245
2009$13,75413,754
2010$11,14011,140
NOTE: Figures are on this page are calculations by the Center for Responsive Politics based on data from the Senate Office of Public Records. Data for the most recent year was downloaded on April 25, 2010.
*The number of unique, registered lobbyists who have actively lobbied.

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