O lobbying é um caso particular de influência: é uma actividade que consiste em intervenções destinadas a influenciar o processo de elaboração, aplicação ou interpretação de medidas legislativas, normas, regulamentações e, de um modo geral, de todas as intervenções ou decisões do poder político.
As técnicas empregues consistem em fazer chegar informação à pessoa ou instituição que se pretende influenciar, através, por exemplo, de dossiers técnicos.
O lobbying é uma prática de influência sobre uma categoria particular de stakeholders: o poder público, sem que no entanto se excluam como influenciáveis todos os outros stakeholders do campo concorrencial.
No campo concorrencial, o envio deliberado de sinais influência a um concorrente persuade o mesmo a ajustar o seu posicionamento quer para fins de coordenação, quer de desencorajamento. O objectivo do influente é manter uma assimetria informacional positiva, ganha com a inércia da concorrência. E a influência opera esta exploração da assimetria de um modo discreto e quanto mais indirecta for a sua forma de actuação mais eficaz que se torna, dado que impede o confronto e mantém a legitimidade da empresa.
Apesar de algumas das técnicas não serem nem legais, nem éticas, além de permitirem a separação entre o domínio da Inteligência Competitiva e o domínio do ilícito, permitem também saber o que os competidores podem fazer e, por isso, o seu conhecimento é fundamental a qualquer estratégia de protecção de uma empresa.
ESTUDO DA NGO
Na tabela em baixo, retirada do estudo, surgem as empresas europeias com maiores investimentos em Lobbying registados na UE e nos EUA. Da comparação, a ter como reais os valores declarados, resulta o menor apetite pela influência das políticas europeias. Mas é necessária uma ressalva para o facto de os registos na UE serem visto pelos autores do estudo como de fraca fiabilidade - a exemplo, estranha-se que apenas 3 das 50 maiores empresas europeias invistam acima de um milhão de euros em lobbying na UE (contra 10 empresas nos EUA), quando é na UE que têm o principal mercado.
Lobbying nos EUA
Fonte: Center for Responsive Politics
Total Lobbying Spending | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
|
Number of Lobbyists* | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
|
NOTE: Figures are on this page are calculations by the Center for Responsive Politics based on data from the Senate Office of Public Records. Data for the most recent year was downloaded on April 25, 2010.
*The number of unique, registered lobbyists who have actively lobbied.
No comments:
Post a Comment