Friday, April 9, 2010

TDSNews: Notícias de IC na Edição de Março/Abril


Inteligência

2010/04/08

EGE com o melhor Master de IE de 2010

O Master em Estratégia da Inteligência Económica, dirigido por Christian Harbulot, da École de Guerre Économique (EGE), lidera, este ano, o top 10 das melhores formações em Inteligência Económica e Knowledge Management, do SMBG – gabinete de orientação francês especializado na preparação de grandes escolas e universidades.

Stratfor analisa espionagem “à chinesa”

A polémica de Janeiro sobre as operações da Google na China foi provocada por uma suposta tentativa de hacking pelo governo chinês e o incidente originou uma intensa disputa política e económica entre Pequim e Washington.

Numa análise profunda, a Stratfor explica porque este caso deve servir de aviso para que as empresas estrangeiras e governos estejam atentos ao “invasivo” aparelho de intelligence chinês.

“A capacidade da secreta chinesa parece ser vasta, principalmente por causa da enorme população do país e da histórica diáspora chinesa que se espalhou por todo o mundo. Tradicionalmente focada no interior, a China, como potência emergente, está decidida a concorrer com os poderes estabelecidos ao direccionar as suas operações de inteligência a um público global. A China move-se sobretudo pelo facto de ter recursos abundantes e muita coisa ainda para aprender”, lê-se no resumo do relatório da Stratfor que aqui publicamos, o primeiro de uma série sobre os grandes serviços de intelligence estatais mundiais.

O perigo das chaves USB chinesas

Novas armas da espionagem industrial, chaves USB e cartões de memória armadilhados são oferta corrente de agentes chineses a executivos ocidentais em deslocação à China. Verdadeiros cavalos de Tróia, estas simpáticas ofertas permitem, em seguida, o controlo à distância do computador do infeliz contemplado e da sua empresa.

Especialistas de vários Estados têm elaborado códigos de boas práticas de segurança nas deslocações de executivos. Em Portugal, estamos à espera…
 

Secretas alemãs recrutam em salão high-tech

Os serviços secretos alemães (BND) estiveram a recrutar profissionais de engenharia, informática, matemática e física no salão de high-tech CeBit, em Hanover (Alemanha), entre 02 e 06 de Março.

“Procuramos para os nossos sectores técnicos engenheiros, informáticos, matemáticos e físicos diplomados”, com preferência nos que falem diversas línguas e que tenham “experiência no estrangeiro”, segundo um recrutador dos serviços de inteligência alemães.

Inteligência económica regulamentada

A assembleia nacional francesa adoptou, em meados de Fevereiro, o “Loppsi 2”, um projecto-lei de orientação e programação para a performance da segurança interior, que fixa as orientações das forças de ordem por cinco anos e regulamenta a inteligência económica como profissão de actividade privada.


No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...