Monday, October 12, 2009

Gestão Dinâmica do Ambiente Competitivo (Tabuleiro Informacional)

Introduzo neste post um conceito criado durante a elaboração da meu trabalho de investigação “Inteligência Competitiva em Portugal – Práticas nas Empresas do PSI-20”, onde faço uma primeira abordagem àquilo que designei como Gestão Dinâmica do Ambiente Competitivo, com a Inteligência Competitiva a surgir como a ferramenta da gestão dinâmica (e interactiva) do espaço competitivo dominado pela informação.
Esta é uma ideia que se desenvolve em torno da imagem de um "Tabuleiro Informacional".



Ao contrário da ideia neo-clássica – defendo o postulado de que os mercados (os espaços competitivos) são imperfeitos, quer por imperfeições nas informações, quer porque os actores não possuem as mesmas condições de processar, interpretar e utilizar informações.

Deste modo, a Inteligência Competitiva, pela acção conjunta das suas três funções (Intelligence, Protecção e Influência), visa traduzir em vantagem competitiva a relação informacional interactiva (porque recolhe e difunde informação) da empresa com o seu espaço competitivo, concretizada por uma assimetria informacional positiva, relativamente aos demais actores.

A empresa relaciona-se com o ambiente competitivo através da informação e o meio é um espaço informacional – um tabuleiro informacional com um muito reduzido ponto de equilíbrio, dada a crescente competitividade. Assim, as três funções da Inteligência Competitiva, traduzidas em trocas de informações, entre a empresa e o espaço competitivo (onde se incluem os demais actores), permitem balancear o tabuleiro a favor da empresa – embora sob a ameaça de este ser balanceado contra a empresa, em virtude da aplicação mais eficiente da Inteligência Competitiva por outros actores.

O maior peso de um actor no Tabuleiro Informacional permite uma gestão mais eficaz dos recursos informativos à disposição, com a informação pertinente a convergir mais facilmente para a empresa mais capaz de a processar e utilizar.

A Intelligence confere a vantagem à empresa, pela antecipação de ameaças e oportunidades e consequente redução das incertezas. Esta função permite tornar positiva a assimetria informacional que poderá existir entre a empresa que a pratica e os seus concorrentes, ao dotá-la uma maior conhecimento do espaço competitivo, da informação disponível, dos seus actores, pela recolha e posterior tratamento da informação para torná-la intelligence, e ao contribuir para uma menor dependência, ou seja, uma maior autonomia informacional.

A Protecção visa resguardar as informações detidas e emitidas pela empresa. Permite preservar a assimetria informacional em proveito da empresa.

A Influência permite modificar o meio por pressões informacionais, age de modo a conferir uma maior vantagem, em termos de assimetria informacional, por um maior domínio do tabuleiro informacional

Nas imagens que se seguem é possível perceber como esta relação assimétrica entre actores se traduz num jogo informacional onde, pela sistemática e eficiente utilização das funções da Inteligência Competitiva, um determinado actor pode fazer pender o tabuleiro para o seu lado e ganhar vantagem.



No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...