Saturday, December 5, 2009

Relatório McAfee: Camarões domínio mais perigoso

o domínio de Internet Camarões (.cm), superou Hong Kong (.hk) como o mais perigoso da Internet, de acordo com o terceiro relatório anual da McAfee “Mapeando os perigos da web – Os domínios mais perigosos do mundo”. Já o domínio do Japão (.jp) foi considerado o mais seguro.

O domínio de Portugal (.pt) surge em 86º lugar. Foram testados 34.409 sites, com apenas 193 a apresentarem riscos. A taxa de risco ponderada melhorou de 0,5 para 0,3%.

O domínio de Internet com maior volume de tráfego do mundo, “comercial” (.com), passou do nono para o segundo lugar entre os mais perigosos, ao passo que “governo” (.gov) é, entre os domínios não vinculados as quaisquer países, o mais seguro.

"Os alvos dos cibercriminosos são regiões onde o registo de sites é barato e prático e onde correm menos risco de serem descobertos", explica a McAfee.

As medidas rigorosas dos gestores de domínios “.hk” para impor restrições aos registos relacionados a golpes, Hong Kong caiu 33 posições este ano. Agora, apenas 1,1% dos sites com este domínio representam um risco, enquanto, no ano passado, a proporção era de um site “.hk” arriscado por cada cinco.

Na lista dos mais arriscados, depois de Camarões, surgem República da China (.cn), Samoa Ocidental (.ws), Filipinas (.ph) e ex-União Soviética (.su).

Já entre os domínios nacionais mais seguros estão, após o Japão, Irlanda (.ie), Croácia (.hr), Luxemburgo (.lu) e Vanuatu (.vu).

Outras conclusão é que dos 27 milhões de sites e 104 domínios de nível superior avaliados, 5,8% representam riscos à segurança – ou seja, mais de 1,5 milhões de sites eram arriscados.

Os sites registados nos domínios da web da Ásia-Pacífico são consideravelmente mais arriscados do que os da web em geral, com 13% a representarem uma ameaça.



Piores domínios nacionais


1-Camarões (.cm)

2-RP da China (.cn)

3-Samoa Ocidental (.ws)

4-Filipinas (.ph)

5-Ex-União Soviética (.su)

Domínios nacionais mais seguros

1-Japão (.jp)

2-Irlanda (.ie)

3-Croácia (.hr)

4-Luxemburgo (.lu)

5-Vanuatu (.vu)


Download Relatório “Mapeando os perigos da web – Os domínios mais perigosos do mundo”

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...