Monday, March 26, 2007

Falha de Inteligência


Failure of Intelligence

Autor: Red Nose Studios

Desenhado a propósito das falhas de inteligência no Médio Oriente e na luta contra o terrorismo este cartoon aplica-se também à miopia de muitos que no campo económico não vêem mais do que a sua própria sombra. Talvez não tenham percebido ainda que a "bomba económica" já lhes caiu em cima e que agora importa olhar o mundo sobre um outro ponto de vista mais macroscópico e menos microscópico.

Cegos aqueles que não viram chegar a China e continuaram - existem ainda uns "bravos" que continuam a insistir neste modelo - a apostar no textil barato e nas restantes indústrias de mão-de-obra intensiva, defendendo, como Pinho fez "oportunamente" junto desses super-assalariados chineses, que a mão de obra barata portuguesa é uma vantagem competitiva. Compreensível a nobre ideia de manter a taxa de desemprego baixa (à custa de subsídios de efeito duvidoso)- vem-me invariavelmente à cabeça quando penso nisto a ideia de eleições -, incompreensível a falta de inteligência em perceber que esse caminho apenas levaria a uma inevitável falência do modelo económico português incapaz de responder hoje aos desafios que se colocam. O fecho de fábricas das indústrias de mão-de-obra intensiva no nosso país era uma inevitabilidade previsível.

Infeliz do país que hoje apenas tenha para vender mão de obra barata e, note-se bem, mesmo a China está já a procurar inverter os seus factores de vantagem competitiva e pretende, com os apoios estatais a irem nesse sentido, passar do "Made in China" ao "Made By China", com ganhos significativos, dado o valor acrescentado dos produtos. Claro que neste caso a mão-de-obra barata chinesa vai continuar a ser um factor de vantagem, mas é importante perceber que China está já a virar-se para indústrias de mão-de-obra especializada e tem como objectivo claro aumentar o peso dessas indústrias nas exportações.

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...