Monday, March 26, 2012

Inteligência Competitiva não é "Yes Man" dos decisores

Uma abordagem informal à Inteligência Competitiva representa riscos e estes manifestam-se muitas vezes quando uma empresa  considera sempre que todas as requisições de uma intervenção nesta àrea é urgente e deve ser feita a correr para dar resposta à necessidade de uma determinada tomada de decisão (muitas vezes já feita e que quer da IC mera confirmação), mesmo estratégica.

Ora uma decisão estratégica não se toma a correr nem pode ser tomada com carácter de urgência, nem pode a IC ser usada com carácter meramente utilitário de corroboração de uma decisão prévia, como bem explica Varsha Chitale no artigo em baixo. A IC deve ser parte integrante e permanente do processo de tomada de decisão e perde eficácia quando é usado como mero instrumento de verificação de algo já decidido.   

Quando a abordagem à IC é formal a sua eficácia tanto maior quanto menores os pedidos urgentes de informação, dado que o seu objectivo é dar aos decisores com uma margem de tempo o maior possivel a informação que estes precisam para tomarem a melhor deccisão no melhor momento, anticipando cenários e condicionando os mesmos. 

E é preciso ter ainda em conta que a Inteligência Competitiva pode e deve contribuir também para alterar a percepção do que é urgente decidir, face aos dados que a mesma coloca diariamente à disposição de quem decide.


Competitive intelligence and confirmatory intelligence
question the answer
I understand that competitive intelligence is important. But why are competitive intelligence needs always urgent?  Most companies that approach us for intelligence, want it in a tearing hurry.

That some kinds of tactical intelligence is often required immediately is understandable.  Sales teams often need intelligence on potential customers and competitors very urgently when they are say, pitching for a contract. Unless they get it fast, they stand to lose the contract.

Strategic intelligence, on the other hand is associated with long term decisions. For example, the decision to  enter a new geography is not based on what is happening in the geography today or even what you think will happen tomorrow. You are basing it on what you think is the potential there over at least a 5 to 10 year time horizon (or more!). Surely it is a decision that is based on several developments within the company, industry and economy over a period of time. It is a decision that has a deep and long term impact on the company. Not a decision that can be or should be taken in a tearing hurry.

Ler mais aqui

2 comments:

Tainah Veras said...

A inteligência competitiva é fundamental para que sejam tomadas decisões estratégicas de forma assertiva. É possível obter informações relevantes e focadas no mercado da empresa através de subsídios que forneçam isso. Nesse sentido, sugiro conhecer o trabalho da K4B, www.know4b.com.br

Tainah Veras said...
This comment has been removed by the author.
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