Tuesday, November 13, 2012
Elementar, meu caro Watson
Na Inteligência Competitiva, como noutras áreas, nota-se em muito do que é escrito e dito uma tendência para valorizar excessivamente a complexidade dos modelos, soluções, ferramentas e técnicas usadas. E disto resulta, por contágio, também não raras vezes, um discurso complexo sobre o que a IC é e oferece aos decisores. Mais grave, esta tendência pode resultar, quando transposta para a prática de IC, na valorização da mesma complexidade nas várias fases do ciclo de intelligence, desde a expressão de necessidades, à recolha, tratamento e difusão das informações úteis à tomada de decisão.
Se é verdade que a IC é complexa, é preciso no entanto não esquecer que tem como propósito simplificar o processo de tomada de decisão e que os simples bom senso e senso comum devem ser os primeiros conselheiros de quem tem por trabalho focalizar a atenção das empresas nas informações que verdadeiramente importam obter, proteger e com base nas quais é necessário agir.
A anedota, que aqui partilho, com Sherlock Holmes e Watson, é um bom exemplo de que complicar leva, não raras vezes, a que se perca de vista o elementar...
Sherlock Holmes e Dr. Watson foram acampar. Depois de uma boa refeição e de beberem uma garrafa de vinho, foram dormir na tenda.
Várias horas depois, Holmes acorda e abana o fiel companheiro Watson. "Olhe para o céu e diga-me o que vê?"
Watson responde: "Vejo milhões e milhões de estrelas"
"E o que é que isso lhe diz?"
Watson pondera por um minuto e responde: "Do ponto de vista Astronómico, significa que há potencialmente milhares de milhões de planetas. Do ponto de vista Astrológico, verifico que Saturno está em Leão. Do ponto de vista Cronológico, deduzo que são aproximadamente 03h15m, valor que me é dado pela altura a que se encontra a Estrela Polar. Do ponto de vista da Teologia, posso ver que Deus é todo poderoso e somos pequenos e insignificantes. Pela óptica da Meteorologia, suspeito que teremos um lindo dia amanhã"
Holmes fica um minuto em silêncio e responde: - Watson, seu idiota! Alguém nos roubou a tenda!
Labels:
IC
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment